quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

ESTUDO SOBRE 1 SAMUEL 28.12

 



FOI O ESPÍRITO DE SAMUEL OU UM DEMÔNIO QUE FALOU REALMENTE COM SAUL EM 1SAMUEL 28.12?

 A Paz do SENHOR à todos. Voltei a escrever sobre alguns textos bíblicos. Quero salientar que não sou teólogo, pastor e não possuo qualquer cargo ou liderança em qualquer congregação. Meu conhecimento é limitado e eu sei que existem pessoas mais instruídas. Mas eu gosto de meditar no que eu leio e escrever um pouco, e para que fique registrado, eu posto aqui. Não sou dono da verdade e se você não concorda com o meu pensamento, fique a vontade para comentar. Que o Espírito Santo nos ajude e eu espero que de alguma forma esses textos ajudem você.

Vamos começar !

E sucedeu naqueles dias que, juntando os filisteus os seus exércitos à peleja, para fazer guerra contra Israel, disse Aquis a Davi: Sabe de certo que comigo sairás ao arraial, tu e os teus homens.
Então disse Davi a Aquis: Assim saberás o que fará o teu servo. E disse Aquis a Davi: Por isso te terei por guarda da minha pessoa para sempre.
E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.
E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.
E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.
Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.
A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.
Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?
Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o Senhor tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi.
Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.
E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã
tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.
1 Samuel 28:1-19

 

O SENHOR proíbe seu povo de muitas coisas e entre elas, consultar os mortos.

 

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

Deuteronômio 18:10,11

 

O SENHOR não permite que os mortos se comuniquem com os vivos e nem que voltem para seus afazeres anteriores.

 

Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.

Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.

Jó 7:9,10

 

Quando o ser humano morre, dorme, e se acordará apenas para o juízo no dia do SENHOR.

 

Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?
Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,
Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono.

Jó 14:10-12

 

Quem está morto não se lembra de nada, pois dorme.

 

Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?

Salmos 6:5

 

Todo o Poder está com DEUS e Ele vela sobre sua palavra para a cumprir.

 

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Mateus 28:18

 

E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

Jeremias 1.12

 

DEUS vela sobre sua Palavra para a cumprir, então sendo assim uma feiticeira não consegue passar por cima da palavra de DEUS, se comunicando com mortos, como em 1 Samuel 28.11.

 

A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

1 Samuel 28:11

 

Uma prova de que não era Samuel o profeta que falava com Saul é que não se cumpriu o que ele falou em 1 Samuel 28.19

 

E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.
1 Samuel 28.19

 

O espírito informou a Saul que ele morreria e todos os seus filhos no dia seguinte, e não aconteceu.

 

E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.

1 Samuel 31:2

 

Porém, escapou um dos filhos de Saul, indicando que não era o profeta que falara à Saul.

 

Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi.

2 Samuel 2:10

                                                                                                                  

Sendo assim, esse profeta não procede de DEUS.

 

Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

Deuteronômio 18:22

 

Procurar guardar e cumprir a Palavra de DEUS é importante.

 

Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

1 Crônicas 10:13,14

 

Tenha atenção em quem fala alguma coisa da parte de DEUS.

 

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

1 João 4:1


Até mais amados !

Nenhum comentário:

Postar um comentário