segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ética e Psicologia



A paz do Senhor a todos os irmãos. Que bom voltarmos a tratar de mais um assunto que julgo ser importante em nossas vidas. Pesquisei alguns textos na internet de alguns estudiosos sobre o assunto. Uns, são doutores formados em universidades; outros são doutores formados na escola da vida. Então, vamos lá!

Toda a construção da Ética nas atividades humanas são convenções provindas das necessidades que o homem tem de viver mais bem adaptado e em harmonia na sociedade. De certa forma são regras a serem cumpridas como maneira de adaptar o comportamento do indivíduo a certo padrão que seja característico de uma comunidade.

Ética 
É a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.

Psicologia
É o estudo da psique (intelecto), que trata do comportamento humano.
 "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".

A ética torna o ser humano sociável fazendo-o participante produtivo de ações legais de forma que seu procedimento seja aceito pela sociedade.

“Ética e Sociedade” Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem algumas limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.

Ética Profissional
Ética profissional é o conjunto de normas morais pelas quais um indivíduo deve orientar seu comportamento profissional.
Todos os códigos de ética profissional trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nível de rendimento, respeito à dignidade humana, segredo profissional, observação das normas administrativas da empresa e muitos outros.

Ética nas Escrituras sagradas        
Dentre muitos padrões éticos exigidos na Bíblia, Jesus apresenta um resumo que nos ajuda a entender os fundamentos da ética do reino de Deus:

“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. Ame os outros como você ama a você mesmo”.
[Marcos 12.30-31]

Obediência é a palavra chave para o sucesso do cristão. Obedecer aos mandamentos do Senhor é ético e o torna agradável aos olhos de Deus, fazendo-o participante das bênçãos provenientes do Todo Poderoso e assim será o tal, feliz na terra, herdando por fim a vida eterna.

Texto escrito por:
            Luíz Carlos Barbosa, (Formando em Teologia);
            Wellington Lima dos Santos.

Referências bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário